-
Arquitetos: JURY!
- Área: 390 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Aiste Rakauskaite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situação Existente - A Casa Meadow Maasland é um projeto de renovação que visa melhorar uma casa de dique existente em Maasland. A casa original possui um porão parcialmente construído no dique, exposto no lado leste, com a entrada principal no andar superior, acessível por escadas a partir do nível inferior do terreno. A área de estar fica no andar térreo, e o porão contém quartos e áreas de armazenamento. A estrutura atual não atende aos padrões modernos de conforto e sustentabilidade.
O Projeto: Forte Relação com a Paisagem - A renovação mantém a estrutura do porão de concreto, removendo a estrutura superior até o nível do térreo para reconstrução. Isso permite melhorar o isolamento do edifício e implementar instalações sustentáveis. A forma principal permanece semelhante à casa original, com uma seção transversal de telhado de duas águas levemente inclinado, abrangendo um a um e meio andares, com um volume simples e reconhecível. O material do telhado se estende até a fachada, destacando o volume, e a calha integrada enfatiza a forma arquetípica da casa. O porão exposto, que funciona como um plinto, é finalizado com gesso decorativo cinza. A estrutura principal acima do plinto é revestida com madeira Padouk envelhecida, e ambas as partes são separadas sutilmente por um perfil de gotejamento contínuo ao redor do edifício. A construção é estendida cerca de 7 metros ao norte, enfatizando sua proporção horizontal e ajudando a integrar melhor à paisagem plana do polder.
Espaço Aberto com um Volume - O térreo é projetado como um grande espaço aberto, organizado por um volume que contém comodidades, uma área de pátio e duas lareiras. Esses elementos, juntamente com a diferença de altura do piso, criam diferentes áreas dentro da casa, cada uma com um caráter único. Há uma grande sala de estar com portas deslizantes em uma extremidade, um espaço menor e mais íntimo com uma grande janela na outra extremidade, e uma cozinha e área de jantar com um terraço interno. O telhado do volume dentro do espaço também é acessível, criando uma área íntima logo abaixo do telhado da casa. A escada externa original foi substituída por uma entrada no nível inferior e uma escada interna. Esta escada leva ao andar térreo dentro do volume autônomo, funcionando como um vestíbulo contra correntes de ar. Esse volume também abriga a cozinha, banheiro, armazenamento, armários e um nicho de assento.
Detalhamento Cuidadoso - Grande atenção foi dada aos mínimos detalhes e cuidados, seguindo a abordagem "menos é mais". Pureza, minimalismo e funcionalidade foram os princípios orientadores deste projeto. O caráter minimalista do edifício destaca ainda mais a paisagem ao redor.